Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Fluxo comercial com o México aumenta após visita presidencial

Segunda, 06 de Agosto de 2007 às 09:21, por: CdB

O Brasil quer ampliar as relações entre o México e a América do Sul. Em visita àquele país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que o México é um parceiro comercial importante para o Brasil e defendeu o intercâmbio cultural, tecnológico, científico e turístico.

– Queremos que o México cada vez mais se aproxime da América Latina e da América do Sul. Temos trabalhado isso. Trabalhamos com o presidente [Vicente] Fox e agora vamos trabalhar com o presidente (Felipe) Calderón numa expectativa que as duas maiores economias da América Latina possam desenvolver ainda mais sua relação comercial, sua relação científico-tecnológica – afirmou Lula, em rápida entrevista a jornalistas em frente ao hotel.

De acordo com o presidente, ainda é possível avançar na discussão sobre a decisão do governo mexicano de exigir vistos a brasileiros para reduzir o número de migrantes ilegais para os Estados Unidos.

– Tudo isso faz parte de uma nova discussão com o México. Acho que há uma disposição de avançarmos ao ponto de não criarmos problemas tantos para os mexicanos que vão ao Brasil quanto os brasileiros que vêm ao México – afirmou.

Para o presidente, os países estão vivendo um "outro momento" e é preciso aproveitá-lo para avançar em questões não só comerciais, mas também culturais.

– Quanto mais abrimos as nossas fronteiras, mais chance temos de atrair não apenas investimentos, como a gente tem também possibilidade de fazer o entrelaçamento cultural, turístico. E é para isso que estou aqui. Estou aqui para vender a imagem do Brasil, os produtos brasileiros, e para comprar a imagem e os produtos do México – concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa