Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Flávio Canto busca recorde de medalhas no Pan

Terça, 10 de Julho de 2007 às 11:29, por: CdB

Apesar de evitar o excesso de otimismo e destacar a qualidade de seus adversários mais fortes no Pan-Americano, o judoca meio-médio Flávio Canto, 32 anos, não esconde que sonha em entrar para a história do esporte brasileiro nos Jogos. Isso porque, se ganhar mais uma medalha no Rio, o atleta se tornará recordista na modalidade.

No momento, o técnico da equipe brasileira de judô, Luiz Shinohara, tem o mesmo número de medalhas do que Canto em edições de Pan-Americano: três. "É um sonho. E este é um momento chave por ser no Rio. Isso torna tudo mais importante", afirmou.

Porém, Canto disse que é ainda mais difícil competir "em casa", devido à pressão que representa. "A ansiedade e o nervosismo são muito parecidos com o que acontece nas Olimpíadas, mas a presença da torcida, de amigos e família também me faz sentir mais poderoso", disse.

Depois de citar atletas que podem ser um obstáculo no sonho de obter mais uma medalha, como o argentino Manuel Vicente e o cubano Oscar Cárdenas, ele disse que seu principal adversário "é o próprio Pan".

Na opinião do atleta, como equipe, o judô do Brasil é mais homogêneo e deve ganhar um número maior de medalhas. "O País tem grandes chances. Tem tradição no judô em pana-mericanos, e isso causa um respeito grande. Nossa equipe é muito forte, com medalhistas olímpicos e medalhistas em mundiais", destacou.

Embora tenha chegado a idade em que a aposentadoria no esporte se torna próxima, Canto não quer fazer previsões sobre quando vai deixar o tatami.

"O que vai ditar o fim da minha carreira é a performance, não a idade. E meus dois últimos anos foram os melhores. Ainda é precipitado falar em parar", avisa.

Antes de seu treino de hoje, o último antes de chegar à Vila Pan-Americana, o judoca disse que espera ansioso pelo momento de conhecer o local.

"O clima da competição começa quando você conquista a vaga. O segundo impacto é quando o atleta recebe o material. Mas a ficha cai mesmo ao entrar na vila", disse.

Tags:
Edições digital e impressa