A diretoria do Flamengo surpreendeu e anunciou na madrugada desta quarta-feira, em comunicado em seu site oficial, a contratação do meia Kléberson, pentacampeão com a seleção brasileira na Copa de 2002 e que estava atuando no Besiktas, da Túrquia.
O novo reforço fará exames médicos já na manhã desta quarta e sua apresentação oficial será às 18 horas, no Auditório Rogério Steinberg, na sede da Gávea. O jogador, porém, só poderá ser aproveitado na próxima temporada, já que a janela de transferências do futebol brasileiro foi encerrada no último dia 14.
Kléberson já havia sido sondado pelo Fla em junho, mas as negociações não se concretizaram e ele esteve muito próximo de acertar com o Santos. No entanto, o time paulista desistiu de contratá-lo há cerca de duas semanas devido a um imbróglio envolvendo o atleta e o Besiktas. Alegando não receber os salários no clube turco, o jogador entrou com uma ação na Fifa, mas acabou derrotado e não conseguiu a sua liberação na entidade, levando o Peixe a desistir de concluir a transação.
Além disso, o atleta foi multado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões) pela entidade por quebra unilateral de contrato, além de ser suspenso por quatro meses a partir da assinatura de um novo acordo. Os advogados do jogador, porém, conseguiram efeito suspensivo e o processo segue em julgamento na Suíça, sendo analisado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Revelado pelo Atlético-PR, o meia foi um dos principais destaques do Furacão na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. No ano seguinte, foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa do Mundo, onde se destacou e se tornou uma das peças principais do time nacional na conquista do penta.
Valorizado, o jogador trocou o Atlético pelo Manchester United logo após o Mundial. No futebol inglês, porém, não conseguiu repetir as suas boas atuações e acabou sendo negociado com o Besiktas em 2004. 'Esquecido' no futebol turco, Kléberson foi convocado pela última vez pela seleção em 2005, durante a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte.
Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa