Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Fipe: Inflação cai em fevereiro mas deve subir em março

Quinta, 03 de Março de 2005 às 10:14, por: CdB

A inflação no município de São Paulo desacelerou no mês de fevereiro, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuou para 0,36%. A taxa em janeiro foi de 0,56%. No entanto, o índice foi superior ao registrado no mesmo mês de 2004, que ficou em 0,19%. As despesas com educação registraram a maior queda, passando de 5,44% em janeiro para 0,13% em fevereiro. As maiores altas foram em habitação, que passou de 0,34% para 0,51%, e transportes, de 1,03% para 1,07%. Os outros grupos tiveram a seguinte variação: alimentação, 0,15%, despesas pessoais, 0,06%, saúde, 0,23%. as despesas com vestuário tiveram queda de 0,82%.

O IPC mede semanalmente a variação dos gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos, no município de São Paulo.

Previsão de alta

Na previsão da Fipe, a inflação em São Paulo tende a dobrar em março na comparação com fevereiro. Segundo o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Paulo Picchetti, a taxa fechará este mês em 0,8% contra alta de 0,36% em fevereiro. O aumento no preço das passagens de ônibus municipais será o principal responsável pela inflação na capital. Segundo o economista, da previsão, 0,55 ponto percentual virá do reajuste das tarifas que ocorrerá no próximo sábado.

- Se não fosse o reajuste no preço dos ônibus, a inflação em março teria um grande recuo, porque os preços têm sido estáveis. O problema é que o impacto do reajuste do ônibus é muito grande. Neste mês de março, teremos ainda uma pequena pressão do reajuste dos telefones celulares e a últimna parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) - disse.

Para Picchetti, no entanto, é importante saber se a inflação está sob controle. Em abril, o técnico espera uma nova desaceleração e, ao longo do ano, a pressão sobre os preços deverá ocorrer com mais força no primeiro semestre. Ele aponta como principal razão para estes aumentos nos índices inflacionários os reajustes das tarifas de energia elétrica, água, esgoto e telefone. A Fipe prevê que a inflação em São Paulo fique entre 5% e 5,5% em 2004.

Tags:
Edições digital e impressa