A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do Ministério da Saúde, promove seminário avançado sobre patogênese em HIV/AIDS.
O seminário tem a participação dos pesquisadores David Waltkins, do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial daUniversidade de Wisconsn-Madison (EUA), e Mario Stevenson, diretor doCentro para Pesquisa em Aids da Escola de Medicina de Massachusetts(EUA).
Waltkins é considerado a maior autoridade mundial em imunologia de modelos animais de vacinas anti-HIV. Já Stevenson estuda a função viral de genes acessórios e a estrutura de proteínasvirais do HIV para entender os efeitos patogênicos da infecção.
Estima-se que 40 milhões de pessoas vivam com aids nomundo, sendo a África a região mais afetada, com dois terços do totalmundial. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 403 mil pessoas estejam infectadas pelo HIV no Brasil - sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, que concentram 80% dos casos. Até dezembro de 2004, 172 mil pessoas morreram no Brasil vítimas da doença. O seminário vai até sexta-feira, dia 27.