Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2026

Financeiras projetam Selic a 9,75%

Sábado, 25 de Abril de 2009 às 17:03, por: CdB

O Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) divulgou, na noite de sexta-feira, nota oficial em que prevê nova queda de 1,5 ponto percentual na taxa básica de juros na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) da próxima semana.
 
O conselheiro econômico da instituição que agrega as financeiras, Istvan Kasznar, afirma que a crise econômica mundial ainda está muito longe de um desfecho e que o Brasil precisa ter uma taxa de juros mais parecida com a do resto do mundo. Na nota ele diz que“o Copom será bastante razoável ao promover novo corte de 1,5 ponto na taxa. Será a primeira vez que trabalharemos com juros nominais inferiores a 10% no Brasil, mas no atual patamar de crise em que nos encontramos, nem chega a ser um fato para comemorarmos”.
 
Mas o conselheiro do Secif não acredita que os empresários ficarão tão animados assim. “Os empresários continuam pessimistas. É evidente que mais uma queda dos juros vai promover alguma esperança. Mas o pessimismo é tal que para retorna ao patamar anterior à setembro de 2008 levará algum tempo”.
 
Para Kasznar, é bem possível que a Selic feche 2009 a 8% ao ano: “Será uma taxa de Primeiro Mundo. Resta saber se quando superarmos esse momento ainda teremos condições de mantermos essa taxa de juro”.

Tags:
Edições digital e impressa