Rio de Janeiro, 26 de Maio de 2026

Filmes dos Dardenne e de Jarmusch levantam nível do festival

Terça, 17 de Maio de 2005 às 12:59, por: CdB

Dois bons filmes, L'enfant, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Broken flowers, do americano Jim Jarmusch, levantaram o fraco nível da 58ª edição do Festival de Cannes.

Também foi apresentado nesta terça-feira Shanghai dreams, de Wang Xiaoshuai, um discreto filme chinês que revela os problemas dos integrantes de uma família com objetivos diferentes.
L'enfant mostra a vida de um jovem ingênuo que ganha a vida cometendo pequenos furtos e de sua namorada e seu pequeno filho.

Os diretores, após a projeção do filme, afirmaram que tiveram a idéia do filme em 2002, quando estavam gravando seu trabalho anterior, O filho.

- Durante a manhã, a tarde e a noite - disseram -, víamos passar uma jovem mulher com um carrinho onde dormia um recém-nascido. Ela não parecia ter um destino fixo, só empurrava o carro.

- Muitas vezes, depois, pensamos nesta jovem e no bebê dormindo e, sobretudo, em quem não estava ali, o pai do menino. A pessoa ausente foi se transformando no protagonista da nossa narrativa. Trata-se de uma história de amor e também da história de um pai - afirmaram.

Os irmãos Dardenne fizeram vários documentários e entre seus longas-metragens de ficção mais conhecidos estão A promessa, Rosetta (que em 1999 obteve a Palma de Ouro e o prêmio de melhor atriz em Cannes) e O filho (que em 2002 ganhou o prêmio de melhor ator).

L'enfant é um filme sutil, feito com emoção, que se destaca nesse festival cheio de trabalhos com fórmulas frias e sem sentido.

Broken flowers é outro exemplo de bom cinema. Neste caso, um irônico e contido Jarmusch conta a história de um mulherengo em decadência que recebe uma misteriosa carta de uma mulher dizendo que teve um filho seu há 19 anos.

As pressões de um amigo e a curiosidade levam o protagonista a visitar quatro ou cinco mulheres com quem se relacionou há muitos anos.

Bill Murray, com sua cara impassível, encarna o homem que ao longo da viagem descobre o estado atual de suas ex-amantes e o rumo que suas vidas tomaram.

Haverá um confronto com seu passado e também com seu presente. As mulheres são magnificamente protagonizadas por Julie Delpi, Sharon Stone, Tilda Swinton e Jessica Lange.
Jarmusch dedicou este filme ao diretor francês Jean Eustache.

Após a exibição, explicou o porquê:

- Eustache e seu filme La maman et la putain'foram para mim uma grande inspiração. No pequeno quarto onde trabalho, tenho uma foto de Eustache enquanto gravava esse filme. Saiu publicada no New York Times, com seu obituário, em 1981. Ele sempre vela um pouco por mim. Sempre está a meu lado quando sofro um bloqueio ou perco energia.
 
Shanghai dreams conta ao longo de quase duas horas a história de um conflito familiar causado por uma disputa política. Em meados da década dos 60, o governo chinês - temendo um confronto com a União Soviética - obrigou as fábricas mais importantes a se instalarem no interior do país para formar lá uma "terceira linha de defesa".

Por causa disso, muitos operários tiveram de abandonar as grandes cidades onde viviam e se mudar para as áridas terras do oeste da China com suas empresas.

O filme conta a vida de uma família que se instala e cresce nessas regiões: muitos anos depois, com o fim da ameaça, o pai decide que sua filha mais velha deve morar em Xangai, onde será mais fácil construir a vida.

Toda a vida da jovem, no entanto, está na província de Guizhou.

Como abandonar os amigos, o namorado? Inevitavelmente, estoura a crise.

O filme, segundo Wang, é bastante autobiográfico, já que a família do diretor sofreu essa espécie de exílio interno.

Tags:
Edições digital e impressa