Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Filme turco ganha Urso de Ouro e Charlize Theron divide o de melhor atriz

O filme Gegend die Wand, Contra a Parede; Turquia-Alemanha, do diretor Fatih Akin, ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. (Leia Mais)

Sábado, 14 de Fevereiro de 2004 às 10:30, por: CdB

Um filme alemão sobre imigrantes turcos ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim no sábado, e a atriz sul-africana Charlize Theron recebeu o Urso de Prata de melhor atriz por seu papel em ``Monster''.

``Head-On'', do diretor turco-alemão Fatih Akin, recebeu o prêmio máximo do Berlinale, que abre o período de festivais europeus de cinema, como Cannes e Veneza.

Theron, que também ganhou um Globo de Ouro e uma indicação para o Oscar por seu desempenho como uma prostituta sem-teto e assassina em série em ``Monster'', foi eleita como melhor atriz pelo júri. No total, 23 filmes participaram da competição.

Diante da dificuldade de escolher apenas uma atriz de um grupo com fortes concorrentes, o júri optou por premiar outra atriz com o Urso de Prata, Catalina Sandino Moreno, por seu papel na produção norte-americana-colombiana ``Maria Full of Grace''.

O Urso de Prata para melhor ator foi para o uruguaio Daniel Hendler, por seu personagem de um arquiteto judeu desocupado no filme argentino de baixo orçamento ``Lost Embrace'' (''El Abrazo Partido'').

Tendo como pano de fundo a crise econômica da Argentina, o filme segue os passos de Hendler na tentativa de obter um passaporte polonês para ir à Europa, onde seus avós escaparam do holocausto.

``Head-On'' (''Gegen die Wand''), o sétimo filme alemão a ganhar como melhor película em Berlim, conta a história de Sibel, uma jovem alemã de origem turca que tenta escapar dos rígidos costumes muçulmanos de casa ao convencer um turco nascido na Alemanha mais velho a casar-se com ela.

``Amo este filme'', disse o presidente do júri, Frances McDormand, à Reuters. ``Ele diz de uma maneira maravilhosa muitas coisas que outros filmes também disseram. ``Head-On'' diz isso de uma maneira mais poderosa e mais moderna.''

Astros como Jack Nicholson, Diane Keaton, Robin Williams, Jude Law, Ethan Hawke, Julie Delpy e Claudia Schiffer marcaram presença na premiação.

Tags:
Edições digital e impressa