Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Filme indiano mostra prostituição como 'negócio familiar'

Um filme indiano que mostra a prostituição como um negócio familiar será exibido no Festival Internacional de Cinema de Nova York. Rivaaz, do diretor Ashok Nanda, retrata uma tradição restrita a grupos étnicos dominados por homens no centro e sul da Índia. (Leia Mais)

Sábado, 16 de Junho de 2007 às 10:28, por: CdB
Um filme indiano que mostra a prostituição como um negócio familiar será exibido no Festival Internacional de Cinema de Nova York. Rivaaz, do diretor Ashok Nanda, retrata uma tradição restrita a grupos étnicos dominados por homens no centro e sul da Índia.

Em alguns vilarejos, mulheres se vendem para sustentar a própria família. Irmãos de adolescentes levam clientes, e os pais negociam preços.

O próprio diretor diz que não sabia da existência deste costume no país.

- Quando me contaram a respeito, eu também não conseguia acreditar. Fiquei sabendo a respeito quando estava nos Estados Unidos. Alguém me mostrou um relatório da Unicef que dizia que a prostituição familiar é desenfreada em 376 distritos na Índia - afirmou o cineasta ao jornal Hindustan Times.

Atores

O longa conta a história de uma adolescente cujo pai quer que ela comece a se prostituir, mas a mãe protesta.

- Quando conversei pela primeira vez com os atores, eles não acreditaram. Deepti (Naval, que faz o papel da mãe) disse que tinha ouvido falar a respeito, mas achava que não era verdade. Então, dei a cada um uma cópia do relatório da Unicef. Depois de lerem o relatório, eles foram convencidos e aceitaram trabalhar no filme - disse.

A atriz Meghna Naidu interpreta a adolescente que será prostituída, uma menina sem grandes atrativos, segundo o diretor.

- Não há lugar para uma menina comum nestes vilarejos. As famílias torturam meninas que não são atraentes, pois elas não conseguem atrair pessoas e fechar bons negócios - diz.

Meghna interpreta uma destas garotas comuns.

- A família odeia a menina, pois ela não é bonita ou saudável - revela o diretor.

Gerentes

Ashok Nanda afirma que, geralmente, os pais são os gerentes do "negócio", e os irmãos são os cafetões oficiais.

- Os irmãos trazem os clientes e os pais negociam a respeito do preço e tudo o mais. O interessante é que estas pessoas não acham imoral e não pensam em parar. Existem vilarejos em Rajastão e Kerala onde as pessoas praticam a prostituição familiar - diz o cineasta

Rivaaz foi filmado em um vilarejo chamado Wai, em Maharashtra.

- Queria filmar em um lugar onde não existe a prostituição por motivos óbvios. Então, escolhi Wai. Filmei com moradores reais do local. Inicialmente, eles não queriam atuar, mas expliquei a situação e eles concordaram.

Tags:
Edições digital e impressa