Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Filhos homenageiam seus pais famosos

Terça, 07 de Agosto de 2007 às 13:45, por: CdB

O Dia dos pais está chegando e para alguns, em especial, a saudade é o ponto forte da data. Para manter vivo o legado deixado por pais ilustres que já se foram fazem com que alguns filhos prestem homenagens e organizem projetos culturais. Ao mesmo tempo em que estas celebrações são um grande presente para a sociedade livros, exposições, CDs, shows e filmes sobre a vida e a obra dos pais também são uma forma de entender e alimentar uma relação que o tempo interrompeu.
 
Alguns filhos já famosos estarão celebrando a importância de seus pais com eventos e trabalhos. Durante todo o mês de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil, Marcel Powell, filho de Baden Powell, homenageia o pai, que completaria 70 anos. Já Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, é uma das sócias do Tempo Glauber, reúne e divulga a obra completa do cineasta e Suzana de Moraes, filha de Vinícius, co-produziu em 2005 o filme que homenageia o pai – Vinícius – e onde revela as peculiaridades de ser filha de quem é.
 
Em abril deste ano, Luisa e Manuela Mascarenhas organizaram as crônicas do pai, o psicanalista Eduardo Mascarenhas, no aniversário de dez anos de sua morte, e lançaram Faces do amor (Guarda-chuva).
 
Outro exemplo de filho, fã e empreendedor é Mario Lago Filho. No ano passado, em que seu pai completaria 95 anos, ele encabeçou um projeto multimídia (DVD, livro, exposição, CDs e a peça Ai, que saudades do Lago).
 
— Você liga a televisão, um vídeo-cassete, está a cara dele. Você liga uma fita, está a voz dele aqui. Fico me perguntando o que será saudade. É você lembrar? Se a saudade é uma coisa triste, eu não tenho saudade porque não tenho tristeza —, afirmou Mario, em 2003, dois anos após a morte do pai.
 
 

Tags:
Edições digital e impressa