A doutora cubana Aleida Guevara March, filha do mítico e revolucionário argentino Ernesto 'Che' Guevara, chegou a Caracas para ajudar no programa social Bairro Adentro do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Com uma equipe médica enviada pelo governo de Havana, Guevara March visitou na última terça-feira os bairros de Santa Rosalía de El Cementerio (sudoeste da capital) e o bairro dos Sem Teto.
No total, há mais de 10 mil médicos cubanos participando deste programa. Eles passam dias com os moradores da periferia de Caracas e de algumas cidades do interior do país. Médica-pediatra, Guevara March disse que ficará na Venezuela até o fim da semana, para recolher informações sobre os programas sociais do presidente Hugo Chávez, amigo pessoal do líder cubano, Fidel Castro.
Na última Cúpula das Américas de Monterrey (México), Chávez fez questão de falar, na presença do presidente americano George W. Bush, sobre a ajuda em massa dos médicos e professores cubanos a seu programa de alfabetização dos pobres na Venezuela. Aleida Guevara se declarou simpatizante do 'processo venezuelano', em entrevista à agência oficial de notícias, Venpres.
- O povo venezuelano se sente dono do que realmente tem e não desfruta, que são suas próprias riquezas, sua própria possibilidade de viver melhor e, neste sentido, como cubana, estou a disposição dos venezuelanos o tempo todo - afirmou.
Ela explicou que está é sua primeira visita a Venezuela com seus colegas da Ocean Press, uma editora australiana que pretende fazer um livro e um documentário sobre a realidade da Venezuela, retratando a desinformação no mundo a respeito dessa nação, principalmente nos países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália.
Filha de Che Guevara ajuda programa social em Caracas
Quarta, 04 de Fevereiro de 2004 às 01:03, por: CdB