Fifa: ex-chefe do comitê técnico irá decidir se concorrerá à presidência
O pré-candidato à presidência da Fifa Harold Mayne-Nicholls vai decidir até o próximo ano se concorrerá contra o atual presidente da entidade, Joseph Blatter, disse o chileno nesta quinta-feira. Mayne-Nicholls, ex-chefe do comitê técnico da Fifa que alertou contra a realização da Copa do Mundo no Catar em 2022, disse em outubro que cogitava concorrer.
Chileno Harold Mayne-Nicholls durante coletiva de imprensa em Lisboa
O pré-candidato à presidência da Fifa Harold Mayne-Nicholls vai decidir até o próximo ano se concorrerá contra o atual presidente da entidade, Joseph Blatter, disse o chileno nesta quinta-feira. Mayne-Nicholls, ex-chefe do comitê técnico da Fifa que alertou contra a realização da Copa do Mundo no Catar em 2022, disse em outubro que cogitava concorrer.
- No momento, ainda estou considerando, falando com amigos - até o ano novo eu vou tomar uma decisão, disse Mayne-Nicholls, de 53 anos, em uma conferência em Dubai. "Às vezes você perde, mas você coloca algumas ideias na mesa que podem ajudar o futuro do jogo e isso será o suficiente", disse ele a repórteres.
Ele foi cuidadoso em salientar que as regras da Fifa impedem a realização de campanhas antes do prazo de candidatura, que termina em 29 de janeiro. A eleição será em 29 de maio.
Blatter, um suíço de 78 anos, é o grande favorito, apesar da oposição à sua liderança devido às alegações de corrupção dentro da entidade que administra o futebol mundial.
O ex-vice-secretário-geral da Fifa Jérôme Champagne, de 56 anos, é o outro candidato declarado.
Mayne-Nicholls precisa obter apoio de cinco federações nacionais para concorrer e parece estar se posicionando como um reformista.
- O problema será se todos nós pensarmos que a situação está ok - disse ele. "Como Fifa, administramos um jogo que pertence ao povo. Nós não somos o dono do jogo."
Ele criticou a votação secreta feita pelo Comitê Executivo da Fifa que decidiu em um mesmo dia as sedes dos torneios de 2018 e 2022.
Mayne-Nicholls revelou neste mês que estava sendo investigado pelo comitê de ética da Fifa.
Segundo o jornal The Telegraph, a Fifa está investigando o ex-dirigente por seu suposto pedido para que alguns membros de sua família se tornassem estagiários não-remunerados da Academia de Aspirantes do Catar.
- É parte das regras do jogo quando você concorre para tal posição - você sabe que há este tipo de risco e um deles são as pessoas tentando lhe prejudicar - disse Mayne-Nicholls.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.