Rio de Janeiro, 14 de Dezembro de 2025

Fifa: agência britânica contra fraudes recebe detalhes de lavagem de dinheiro em inquérito

O escritório britânico de combate a fraudes recebeu novas informações sobre lavagem de dinheiro como parte da investigação sobre a Fifa, informou o chefe da agência nesta terça-feira. O Escritório de Fraudes Sérias (SFO, na sigla em inglês) informou em maio que estava examinando informações relacionadas a possíveis casos de corrupção na organização após os Estados Unidos indiciarem dirigentes da Fifa de fraude, suborno e lavagem de dinheiro.

Terça, 27 de Outubro de 2015 às 09:28, por: CdB

Por Redação, com Reuters - de Londres/Joanesburgo: O escritório britânico de combate a fraudes recebeu novas informações sobre lavagem de dinheiro como parte da investigação sobre a Fifa, informou o chefe da agência nesta terça-feira. O Escritório de Fraudes Sérias (SFO, na sigla em inglês) informou em maio que estava examinando informações relacionadas a possíveis casos de corrupção na organização após os Estados Unidos indiciarem dirigentes da Fifa de fraude, suborno e lavagem de dinheiro. Em atualização da investigação britânica a um comitê de parlamentares britânicos, o diretor do SFO, David Green, disse que a agência ainda está examinando possíveis casos de lavagem de dinheiro, mas que não achava que poderia examinar a Fifa sob leis de suborno.

fifa11.jpg
O escritório britânico de combate a fraudes recebeu novas informações sobre lavagem de dinheiro como parte da investigação sobre a Fifa, informou o chefe da agência
– Ainda estamos examinando problemas sobre possíveis lavagens de dinheiro – disse. "Ainda não posso entrar em detalhes sobre isto, mas ainda existem diversos aspectos para isto e algumas novas informações chegaram para nós recentemente". – Minha posição seria que não podemos encostar na Fifa pelo ato de suborno, à medida que as coisas estão – disse, acrescentando que pode haver uma linha de responsabilidade contra patrocinadores caso fosse estabelecido que falharam em seguir procedimentos adequados. Autoridades suíças também estão investigando a decisão de sediar as Copas do 2018 e 2022 na Rússia e Catar, respectivamente. Ambos países negam qualquer conduta irregular. Entre os dirigentes indiciados pelos Estados Unidos está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que está preso na Suíça. Empresário sul-africano O empresário sul-africano e ex-prisioneiro político Tokyo Sexwale confirmou nesta terça-feira que irá concorrer à presidência da Fifa. Sexwale disse durante entrevista coletiva a jornalistas que começou sua campanha para substituir Joseph Blatter na eleição de 26 de fevereiro. Sexwale estava envolvido na força-tarefa da Fifa contra o racismo e em conversas entre as federações de futebol palestina e israelense.

Zico desiste de candidatura

O ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, anunciou a desistência da candidatura à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A informação foi divulgada no início da noite de segunda-feira, na página da campanha oficial do atleta no Facebook. Zico havia anunciado sua intenção de concorrer à Fifa em junho deste ano, mas dizia sempre que a candidatura dependeria do apoio de pelo menos cinco confederações de futebol, segundo estabelece as regras da entidade. Ele chegou a viajar por alguns continentes a fim de conseguir o apoio. No texto publicado no Facebook, Zico diz que havia promessa de seis apoios, mas que a retirada da candidatura do francês Michel Platini, presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), suspenso por 90 dias, pelo Comitê de Ética da Fifa, por suposto envolvimento em negócios irregulares envolvendo o presidente afastado da entidade, Joseph Blatter, mudou o cenário. – Caros amigos, não deu. Estávamos animados ontem com seis promessas de cartas, mas hoje o movimento da Uefa, com a retirada de Platini, mudou todo o cenário. A forma atual da eleição da Fifa realmente não favorece a mudança. Basta ver que os nomes que estão aí para esta eleição dificilmente poderão realmente falar em mudança – afirmou Zico. O ex-jogador do Flamengo agradeceu às pessoas que o apoiaram diretamente na campanha e ressaltou que o importante era manter o debate sobre a política esportiva baseada na transparência. – Que outras partidas venham por aí. Plantamos uma semente para um debate sobre uma nova forma de gestão do futebol, baseada na democracia e na transparência. Abraço em todos – disse.    
Tags:
Edições digital e impressa