Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2026

Festival Internacional de Cinema Ambiental é aberto em Goiás

Quarta, 17 de Junho de 2009 às 06:52, por: CdB

Ao som de viola caipira e versos de Cora Coralina cantados por um coral de crianças, a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) foi aberta na noite desta terça-feira, na Cidade de Goiás.

Até domingo, 20 mil pessoas devem passar pela cidade para assistir aos 29 filmes e vídeos da mostra competitiva e participar de atividades paralelas.

Na abertura, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, disse que ao longo de 11 anos o festival se consolidou e comparou a solidez do evento 'às pedras do chão de Goiás'.

Rodrigues também defendeu a integração entre cinema e ecologia. – O Fica é um encontro amoroso entre a sétima arte e a mãe natureza – afirmou.

A coordenadora do festival e presidente da Agência Goiana de Cultura, Linda Monteiro, lembrou a trajetória do Fica, que hoje é considerado uma das principais mostras temáticas de cinema, e destacou a exibição de filmes específicos para crianças no Fica Animado, novidade nesta edição do festival.

– Já era hora de envolver as crianças nesse espaço de alerta sobre a destruição dos recursos naturais – afirmou.

O fórum internacional sobre meio ambiente, que deve reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir questões ambientais diante dos desafios da crise financeira, também foi lembrado pela coordenadora.

– Todas as denúncias e críticas serão livres, mas queremos principalmente apresentar soluções – acrescentou.

Cerca de 400 pessoas acompanharam a abertura do festival no palco do Cine Teatro São Joaquim, onde serão exibidos os filmes da mostra competitiva e outras produções recentes do cinema brasileiro.

Tags:
Edições digital e impressa