Nos próximos meses, com a chegada das Festas Juninas, será necessário redobrar a atenção para os perigos dos fogos de artifícios, fogueiras e balões. Nesta época do ano, em todo o Brasil, aumenta em 50% o índice de pacientes em hospitais vítimas de queimaduras após as brincadeiras. As mãos e braços são os membros mais afetados.
A Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, alerta a população para os cuidados com os fogos e fogueiras comuns nesse período, e dá continuidade à Campanha para Prevenção de Acidentes e Traumas na Mão.
A campanha tem como um dos principais objetivos informar sobre as graves conseqüências que a soltura inadequada de fogos de artifício pode trazer. De acordo com a ortopedista Giana Giostri, especialista em Cirurgia da Mão, o ideal é que apenas pessoas especializadas manuseiem materiais explosivos.
- Existem profissionais habilitados para esse tipo de serviço, entretanto se o cidadão comum resolver soltar fogos, deve comprá-los em locais autorizados, verificando sempre se o local tem licença junto ao Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Armas e Munições -, explica Giostri.
Ainda segundo a médica, é importante que os fogos sejam manuseados por pessoas maiores de idade, que não tenham ingerido bebidas alcoólicas e que leiam o manual de instrução antes de soltá-los.
- Algumas pessoas perdem a noção do perigo, e se confundem na hora de manusear os fogos -, disse.
Cerca de um milhão de acidentes com queimaduras acontecem no Brasil por ano, destes, 20% são responsáveis por traumas agudos nas mãos. O fator mais preocupante se dá porque, dessas pessoas atendidas anualmente, 40% estão entre a faixa de 3 a 12 anos de idade, e a grande maioria delas não conhece os problemas envolvendo as queimaduras e as suas conseqüências.
Muito comum também na época das Festas Juninas são os balões, entretanto é importante lembrar que, fabricar, vender ou soltar balões é proibido por lei, e quem cometer esse delito está sujeito à multa ou prisão de um a três anos.
Cuidados para evitar acidentes durante as Festas Juninas
Não permitir que crianças manuseiem os fogos.
Não segurar os fogos com as mãos.
Ao soltar os foguetes utilize varas longas.
Dispare os fogos apenas em ar livre, não os aponte para pessoas ou janelas.
Não tente acender fogos que falharem.
Verifique se não há redes elétricas ou substâncias inflamáveis nas proximidades.
Coloque os fogos já utilizados ou os que falharem em um recipiente com água para evitar novas explosões.
Confira o certificado de garantia dos fogos, e leia as instruções de uso.
Compre fogos de artifício apenas em lojas autorizadas pelo corpo de bombeiros.
Cuidado com as fogueiras, não alimentem o fogo com álcool, a garrafa pode explodir.
Festas Juninas reacendem a atenção para os fogos de artifício
Quinta, 21 de Junho de 2007 às 16:13, por: CdB