Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Festas de fim de ano deixam 246 mortos na América Central

Domingo, 02 de Janeiro de 2005 às 18:32, por: CdB

Ao menos 246 pessoas morreram na América Central durante o período entre o Natal e o Ano Novo, segundo informaram neste domingo, autoridades dos países da região.

A maior quantidade de mortos foi registrada em El Salvador, onde 85 pessoas foram assassinadas entre os dias 23 e 31 de dezembro, a maioria nos dias de Natal e Ano Novo, disseram fontes oficiais.

Segundo relatórios da polícia civil salvadorenha, o número de homicídios aumentou 28% em relação ao mesmo período de 2003, quando foram assassinadas 66 pessoas.

Entre as 13.00 horas do dia 31 de dezembro e as 18.00 horas de 1º de janeiro, pelo horário local, foram cometidos 15 assassinatos em El Salvador, vários deles atribuídos a membros de gangues.

A polícia civil informou que de 23 a 31 de dezembro deteve 1.473 pessoas acusadas de vários crimes, entre elas 27 suspeitos de assassinato.

No mínimo 63 pessoas morreram e cerca de 250 ficaram feridas durante as festas de Natal e Ano Novo na Guatemala, segundo estatísticas preliminares.
No período do Natal morreram 30 pessoas, oito delas em acidentes de trânsito, enquanto 147 ficaram feridas, de acordo com os bombeiros.

Já no Ano Novo morreram 33 pessoas, a maioria por armas de fogo, enquanto mais de 100 ficaram feridas.

Na Nicarágua, 26 pessoas foram assassinadas no período festivo, a maioria no Ano Novo, já que no Natal houve apenas três homicídios.
Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, foram registrados oito homicídios, sete mortes em acidentes de trânsito, cinco suicídios e seis afogamentos.

Em Honduras, ao menos 25 pessoas morreram durante as festas. O dia mais sangrento do período no país foi 23 de dezembro, quando morreram 35 pessoas, 28 delas fuziladas dentro de um ônibus em San Pedro Sula, a segunda maior cidade do país.

Na Costa Rica, 22 pessoas morreram no período, a maioria em acidentes de trânsito.

Já no Panamá, houve 12 mortes no Natal e, segundo informações extra-oficiais, dez mortes no Ano Novo. Cinco vítimas foram assassinadas, quatro morreram em acidentes de trânsito e outra teria se suicidado.

Tags:
Edições digital e impressa