O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou sua equipe ministerial para uma festa junina a caráter na Granja do Torto neste sábado. Aproveitando o maior alívo no campo político --como a aprovação do salário-mínimo a 260 reais no Congresso-- e alguns bons resultados econômicos, Lula quer harmonizar seu time.
Especulações sobre desavenças entre os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda) voltaram a pairar sobre o Palácio do Planalto, apesar de ambos negarem os problemas. Dirceu não deve comparecer à festa, porque viajou para a Argentina para passar o feriado de Corpus Christi.
A defesa sobre a coesão da equipe vem de toda parte. Durante evento para anúncio do programa "Importa Fácil Ciência" nesta sexta-feira, os ministros das Comunicações, Eunício Oliveira, e o da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, negaram falta de sintonia entre Dirceu e o governo. Eles foram enfáticos ao afirmarem que a equipe está "muito unida."
"Não há discussão nenhuma sobre o ministro José Dirceu. Temos orgulho dos comandos da Casa Civil. Estamos atravessando uma integração total de todos Ministérios", afirmou Eunício.
Campos também descartou atritos entre Diceu e o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que assumiu o comando das articulações no Congresso, atribuição da Casa Civil até a reforma ministerial de janeiro.
"Não vejo ninguém sem ter um papel político, todos estamos mergulhados num intenso trabalho. Não vamos fazer o jogo que setores da oposição querem, ou seja, discutir divergências que não existem", defendeu Campos.
As especulações sobre o descontentamento do chefe da Casa Civil levantaram questões sobre uma nova reforma ministerial. Para negar uma dança das cadeiras em sua equipe, Lula afirmou que o assunto não está sendo cogitado.
"Quando tiver que fazer alguma mudança no ministério, eu próprio comunicarei o fato à imprensa," disse o presidente Lula, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira.
Sobre o "arriá" do presidente, em que os convidados terão de levar comidas típicas, Eunício e Campos se mostraram animados. O ministro das Comunicações ironizou a roupa que vai usar.
"Eu já sou por natureza caipira e eu vou trajado igual, minha roupa não vai mudar," disse após o evento no Planalto.
Já o ministro da Ciência e Tecnologia afirmou que levará doces típicos de sua terra natal, Pernambuco.
"Como sou nordestino, matuto eu já sou, só falta colocar a camisa quadriculada. Eu vou levar pé-de-moleque e bolo de rolo (recheado de doce de goiaba)."