Felipão afirma que substituições "ousadas" prejudicaram equipe
O Brasil fez contra a Inglaterra um primeiro tempo considerado taticamente ideal pelo técnico Luiz Felipe Scolari, mas perdeu o padrão de jogo e ficou exposto demais em consequência das substituições feitas para tornar o time mais ofensivo na etapa final, afirmou o treinador após o empate por 2 x 2 no domingo.
O Brasil fez contra a Inglaterra um primeiro tempo considerado taticamente ideal pelo técnico Luiz Felipe Scolari
O Brasil fez contra a Inglaterra um primeiro tempo considerado taticamente ideal pelo técnico Luiz Felipe Scolari, mas perdeu o padrão de jogo e ficou exposto demais em consequência das substituições feitas para tornar o time mais ofensivo na etapa final, afirmou o treinador após o empate por 2 x 2 no domingo.
Na partida realizada na reabertura do Maracanã, a seleção brasileira se impôs diante dos ingleses nos primeiros 45 minutos e só não abriu o marcador porque parou em defesas importantes do goleiro inglês Joe Hart. Mesmo assim, Felipão decidiu colocar em campo o meia Hernanes e o lateral-esquerdo Marcelo nas vagas de Luiz Gustavo e Filipi Luis no intervalo, tornando o time mais ofensivo.
- Decidimos correr risco porque era um jogo que não ia mudar nada na nossa vida, nós temos que testar para ver - disse o treinador, reconhecendo que se fosse um jogo para valer, teria adotado uma postura mais cauteloso.
- No primeiro tempo, nós tivemos uma colocação em campo excelente. No segundo, nós tivemos uma colocação em campo que não quero e não gosto, uma equipe muito aberta, dando disponibilidade ao adversário para dominar, jogar e fazer os gols - disse o treinador.
O Brasil abriu o marcador com Fred justamente no rebote de um chute de Hernanes no travessão, mas a equipe perdeu a consistência na marcação e permitiu a virada inglesa, com gols de Wayne Rooney e Alex Oxlade-Chamberlain. Paulinho depois empatou a partida para o Brasil.
Esse foi o sexto jogo de Felipão desde que voltou à seleção brasileira no fim do ano passado, com apenas uma vitória contra a Bolívia. Um dos dilemas do treinador está na formação do meio-campo: usar volantes de marcação ou jogadores com melhor saída de bola.
Depois que a Inglaterra virou, Felipão decidiu reforçar a marcação no meio com a entrada do volante Fernando na vaga do meia-atacante Hulk. Segundo o técnico, a alteração segurou o time adversário e abriu caminho para o Brasil buscar o empate.
- Se os torcedores entendem que a colocação do Fernando é para não perder, eu não vou explicar isso. Eu vou colocar aquele jogador para dar consistência novamente - disse Felipão.
Felipão antecipou que o time que começou a partida contra a Inglaterra provavelmente será o mesmo que vai enfrentar a França, no próximo domingo, em Porto Alegre, no último amistoso da equipe antes da Copa das Confederações. Uma única alteração pode ser a entrada de Marcelo, que começou no banco para ser poupado, na vaga de Filipe Luis.
- Estou satisfeito com o que foi jogado no primeiro tempo, já é aquilo que eu pretendo em termos de meio e em termos de ataque. Já me deu aquilo que eu acho que deve ser uma equipe bem compactada e com qualidade - afirmou.
O time titular contra os ingleses foi formado por: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva e David Luiz; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Neymar e Fred.
A seleção brasileira se reúne novamente a partir de terça-feira, em Goiânia, antes do jogo com a França. Depois o time disputará a Copa das Confederações. O primeiro jogo será no dia 15 junho, contra o Japão, em Brasília. Dia 19, com o México, joga em Fortaleza. E no dia 22, em Salvador, encerra a primeira fase contra a Itália.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.