Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Fed mantém taxa básica de juros em 5,25%

Arquivado em:
Terça, 12 de Dezembro de 2006 às 16:57, por: CdB

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteve nesta terça-feira em 5,25% a taxa básica de juros, como tinha previsto a maioria dos analistas. O Comitê de Mercado Aberto da entidade, que determina a política monetária do país, tomou a mesma decisão em seus últimos três encontros.

O Fed anunciou sua decisão num comunicado que diz que "embora os indicadores recentes tenham sido variados, parece provável que a economia se expandirá a um ritmo moderado nos próximos trimestres".

Essa é a única frase diferente em relação à declaração que a instituição emitiu em seu encontro anterior, no dia 25 de outubro, e nela enfatiza o caráter contraditório dos dados econômicos recentes.

Além disso, o Fed acrescenta o adjetivo "substancial" ao descrever a desaceleração do mercado imobiliário, apontado como um fator especial que explica o enfraquecimento do crescimento econômico nos Estados Unidos. Essas leves mudanças de linguagem parecem indicar um reconhecimento de que a economia americana perdeu ímpeto.

No entanto, o Fed manteve sua opinião de que o núcleo da inflação, que exclui os preços da alimentação e da energia, considerados muito voláteis, permanece "elevado". Esse índice subiu a um ritmo anual de 2,4% nos dez primeiros meses de 2006, segundo os últimos dados disponíveis, o que supera em quatro décimos o limite máximo de comodidade que, de acordo com os analistas, é tolerado pelo Fed.

Além disso, o comunicado alerta para o fato de que o alto nível do uso da capacidade produtiva do país "tem o potencial de manter as pressões inflacionárias".

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo