Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2026

Fechada central clandestina de internet em São Gonçalo

Quarta, 16 de Janeiro de 2008 às 07:10, por: CdB

Uma central clandestina de sinal de internet, o chamado "gatovelox", foi estourada na noite desta terça-feira, em São Gonçalo, por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Um homem acusado de fazer a distribuição ilegal dos sinais foi preso.

A central clandestina foi localizada depois de uma semana de investigação da Draco, as partir de denúncia anônima no bairro. Bruno Rafael Paulino de Assumpção, 26 anos, puxava o sinal instalado na Rua Expedicionário Aluísio Faria para sua casa, na Rua 14 de dezembro, e dali para uma lan house, na Rua Expedicionário Gonçalo de Paula Gomes, onde vários computadores davam acesso à internet e ele cobrava por hora.

Além da lan house, também clandestina, o fraudador distribuía o sinal para residências, através de modens e reteadores instalados na loja, em uma área de até 30 quilômetros.

O furto de sinal foi constatado por técnicos da OI, empresa de distribuição do sinal, e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A delegada Bárbara Bueno, da Draco, disse que está investigando denúncias de outras centrais clandestinas de distribuição de sinais de internet e TV a cabou na região de São Gonçalo.

Bruno foi autuado por furto de energia, mas se reservou ao direito de só falar em juízo. Em sua casa e na lan house foram apreendidos computadores, cabos, modens e roteadores de sinal.

Tags:
Edições digital e impressa