Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

Febens de SP são 'inferno', diz jornal francês

As prisões de adolescentes, em especial as unidades da Febem paulista, são "infernos", afirma nesta terça-feira o jornal francês Le Figaro. - O sistema carcerário brasileiro, marcado por violentas revoltas em 2006, é um dos mais violentos do mundo. Inclusive nas unidades reservadas a acolher jovens delinqüentes - diz a reportagem.(Leia mais)

Terça, 03 de Abril de 2007 às 08:43, por: CdB

As prisões de adolescentes, em especial as unidades da Febem paulista, são "infernos", afirma nesta terça-feira o jornal francês Le Figaro. - O sistema carcerário brasileiro, balançado por violentas revoltas em 2006, é um dos mais violentos do mundo. Inclusive suas unidades reservadas a acolher jovens delinqüentes - diz a reportagem.
 
- São escolas do crime e de tráfico que contam, freqüentemente, com a cumplicidade dos monitores. A situação não pára de piorar diante da indiferença geral - . A reportagem descreve a história de Helena de Araújo, cujo filho se suicidou na Febem. Como ele, dezenas de jovens tiveram o mesmo destino, diz a matéria, que afirma serem "em vão" as críticas de associações de direitos humanos que reclamam dos maus tratos a jovens.
 
- O que a lei concebeu como um centro de reeducação se tornou um inferno, uma prisão que sofre dos mesmos males que o resto do sistema carcerário brasileiro - diagnostica o Figaro.
 
PCC

O jornal destaca que o PCC, maior grupo criminoso do Brasil, se tornou objeto de fascinação entre os internos. - Reunidos após o cair da noite, os jovens começam por declamar um Pai Nosso antes de cantar hinos exaltando a ação do PCC e prometendo morte aos policiais -.
 
Para o jornal, enquanto os jovens se deterioram, políticos, juristas e a sociedade fazem ouvidos moucos à violência nas Febens.
 
A indenização de Helena de Araújo, de 300 salários mínimos, pode levar até dez anos para ser confirmadas pela Justiça, e mais seis para ser paga pelo Estado de São Paulo, informa a reportagem. - Helena será, na melhor das hipóteses, indenizada em 2022. Seu filho teria 36 anos - concluiu a reportagem.
 

Tags:
Edições digital e impressa