Quatro cidades do interior do Rio Grande do Sul do já estão com racionamento de água em conseqüência da estiagem dos últimos 30 dias no estado.
O município de Bagé, na região oeste, registrou o mais baixo índice pluviométrico, com 16,1 milímetros. Além de Bagé estão com racionamento, Pareci Novo, Nova Tiradentes e Candiota - neste município, foi decretada situação de emergência.
Em reunião realizada nesta semana em Porto Alegre, ficou acertado que os produtores de arroz de Gravataí, a 45 quilômetros da capital, suspenderão imediatamente a captação de água do rio Gravataí, transferida para as lavouras.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mauro Sparta, o baixo nível das águas do rio poderá comprometer o abastecimento de municípios da região metropolitana.
A captação só será liberada quando voltar a chover.
Em São Leopoldo, a 35 quilômetros de Proto Alegre, as águas do rio dos Sinos já baixaram 1,5 metro, deixando em alerta as autoridades dos municípios da região.
De acordo com as previsões da Estação de Climatologia de São Leopoldo, que orienta a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuva para as próximas 48 horas no Estado.