O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado pelo brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em telefonema, que é inverídica a versão passada por integrantes da CPI da Crise Aérea da Câmara sobre informações da caixa-preta do avião da TAM.
Segundo os deputados Efraim Filho (DEM-PB) e Marco Maia (PT-RS), informações iniciais da caixa-preta do Airbus 320, combinadas com outros dados da investigação, indicam que o piloto não tentou arremeter. Os dois estão nos Estados Unidos acompanhando a decodificação da caixa preta do avião da TAM.
O brigadeiro disse ao presidente, segundo relatos, que é impossível ter esse tipo de indicação com as informações já disponíveis pela caixa-preta. O equipamento está sendo decodificado pela National Transportation Safety Board. Ele foi encontrado entre os destroços da aeronave da TAM que explodiu em São Paulo e matou cerca de 200 pessoas.
A investigação do acidente do vôo JJ 3054 deve levar 10 meses para ser concluída, mas a análise do conteúdo da caixa de gravação dos diálogos da cabine deve estar disponível para a Aeronáutica em meados desta semana.
FAB nega versão de deputados sobre caixa-preta da TAM
Segunda, 23 de Julho de 2007 às 16:33, por: CdB