A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou na madrugada desta terça-feira a operação de apoio à TAM Linhas Aéreas, responsável pela última etapa do caos aéreo, que teve início na quarta-feira da semana passada. A operação de transporte de passageiros civis em aviões militares para ajudar uma companhia aérea privada, inédita no País, foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira e envolveu nove aviões militares, que transportaram 2.615 passageiros da TAM.
Entre o fim da tarde de 22 de dezembro até a madrugada desta terça as aeronaves cumpriram 21 missões, somando 87 horas e 55 minutos de vôos e mobilizando pelo menos 120 militares. A última missão da FAB ocorreu a 1h30.
Neste cinco dias foram usados aviões a partir de Brasília e do Rio de Janeiro, fazendo da vôos para Confins (Belo Horizonte), Salvador, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Guarulhos (São Paulo), Recife, Maceió, Aracaju e Fortaleza.
A FAB reforça que todas as despesas serão ressarcidas, mas não soube informar quanto isso custará. Informou apenas que os cálculos estão sendo feitos.
Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2025
Edições digital e impressa