Rio de Janeiro, 27 de Março de 2026

FAB afirma em comunicado que não há sobreviventes

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um comunicado neste domingo à noite com a informação de que não há sobreviventes entre os 155 passageiros e tripulantes do Boeing 737-800 da Gol, que caiu na sexta-feira no norte de Mato Grosso. (Leia Mais)

Domingo, 01 de Outubro de 2006 às 19:46, por: CdB

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um comunicado neste domingo à noite com a informação de que não há sobreviventes entre os 155 passageiros e tripulantes do Boeing 737-800 da Gol, que caiu na sexta-feira no norte de Mato Grosso.

Segundo o comunicado, "as equipes já retiraram dois corpos, ainda não identificados, que foram transportados para o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, ficando sob os cuidados de peritos legistas". A FAB afirma ainda que após a liberação, os corpos serão transportados para Brasília.

O avião da Gol caiu na sexta-feira em uma área de floresta densa ao norte de Mato Grosso, após possível colisão com um jato Legacy da Embraer.

Apesar de a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu ter confirmado que o acidente decorreu de uma colisão, a agência informou em nota que apenas existem "indícios de colisão".

Segundo a Gol, toda a assistência está sendo prestada às famílias das vítimas e, até as 20h30 deste domingo, já haviam sido transportados para Brasília 113 parentes das vítimas, para aguardar a chegada dos corpos que estão sendo resgatados por militares, informou a empresa em comunicado.

Leia a nota na íntegra:

O Comando da Aeronáutica informa que, neste domingo, foi reiniciada, ao nascer do sol, a operação militar de busca e resgate na área dos destroços da aeronave acidentada da GOL, vôo 1907.

O acidente ocorreu, segundo indícios, depois de uma colisão entre o Boeing da GOL e um jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer, pertencente à empresa Excel Airways, e que seguia para os Estados Unidos.

Os destroços da aeronave GOL encontram-se espalhados por uma área estimada em mais de 20 quilômetros quadrados, de densa floresta e difícil acesso, o que exige uma atuação intensa das equipes de resgate que poderá aumentar também o período das buscas.

Não existem sobreviventes e as equipes já retiraram dois corpos, ainda não identificados, que foram transportados para o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, ficando sob os cuidados de peritos legistas. Após a liberação, a FAB os transportará para Brasília.

Os equipamentos de gravação de voz (Voice Recorder) e de dados (Digital Data Flight Recorder) da aeronave Legacy foram recolhidos e já estão sendo analisados por equipes técnicas em São José dos Campos. Os equipamentos de gravação da aeronave da GOL ainda não foram encontrados.

Os militares continuam trabalhando na abertura de novas clareiras a fim de ampliar os trabalhos na floresta. Uma aeronave R-99, cinco helicópteros (um CH-34 Puma e dois H-1H da FAB, um H-60 do Exército e um Esquilo da Polícia do Mato Grosso) e uma aeronave SC-95 Bandeirante estão operando na área.

Além disso, encontram-se em Cachimbo, em prontidão, uma aeronave A-29 Super Tucano e um C-97 Brasília, com equipamento de UTI aérea.
Neste domingo, atuaram na área 75 militares especializados em busca e resgate, sendo que 32 continuarão trabalhando durante toda a noite.

Brasília, 1º de outubro de 2006.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Tags:
Edições digital e impressa