As ruas do centro de Londres foram transformadas em um museu a céu aberto nesta semana, com a exibição de reproduções em tamanho real de obras da coleção da National Gallery em paredes e muros da região.
A exposição Grand Tour, que terá duração de 12 semanas, tem 44 reproduções que incluem obras de grandes mestres da pintura como Rembrandt, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Van Gogh e Degas.
As reproduções usam uma nova tecnologia de impressão em vinil, combinada com um laminado à prova d´água, que permite que os quadros possam ser expostos ao ar livre sem perda de qualidade por até três anos.
Segundo a HP, empresa responsável pelo desenvolvimento da técnica, alguns estudos de laboratório indicam que as reproduções podem durar até uma década sem desbotar.
O custo de cada reprodução foi de 200 libras (cerca de R$ 800) para os quadros maiores. Os quadros são expostos em conjunto com reproduções das molduras originais e placas com informações sobre a obra, como se estivessem realmente exibidas num museu.
As placas também trazem um número especial de telefone para o qual as pessoas podem ligar e escutar uma gravação com informações sobre aquela obra e sobre o artista.
Segundo os organizadores da exposição, o objetivo é chamar a atenção das pessoas nas ruas de Londres e levá-las a conhecer as obras originais, expostas na National Gallery.
Exposição faz centro de Londres virar museu a céu aberto
As ruas do centro de Londres foram transformadas em um museu a céu aberto nesta semana, com a exibição de reproduções em tamanho real de obras da coleção da National Gallery em paredes e muros da região. (Leia Mais)
Sexta, 15 de Junho de 2007 às 13:38, por: CdB