A exposição Beleza e Poder exibe a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, fotos e material multimídia que mostram atletas por uma visão diferente como parte do roteiro cultural para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
A mostra reúne 40 imagens de atletas de várias modalidades que participam de equipes atualmente e que já fizeram a história do esporte brasileiro.
Os autores das imagens (Guilherme Cunha, Rodrigo Mendes e Daniel Moreira) registraram em preto e banco os movimentos dos corpos de atletas como Fernanda Keller (triatlo), Bimba (windsurf), Guilherme Herdy (surfe), Fabiana Claudino (vôlei), Luis Lima (natação), além da seleção brasileira de caiaque e remo.
A exposição também inclui fotos de atletas como Ricardo Prado, recordista mundial e medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), e do ex-jogador de vôlei Tande.
Figura do herói
As 40 imagens exploram a plástica do atleta e humanizam a figura do herói que a mídia costuma associar aos esportistas.
A exposição propõe uma reflexão entre a condição humana, os ideais de beleza e poder, o objeto e a indústria cultural de consumo de massa.
Os autores das imagens afirmam que a proposta é "trazer à tona reflexões sobre as formas de exploração do corpo e da figura do atleta" e "explorar as dimensões plásticas do corpo atlético fora de um contexto industrial ou de consumo que procurar distorcer ou direcionar a realidade".
Beleza e Poder fica em cartaz na Gávea até o dia 20 de setembro.
Exposição de fotos no Rio 'humaniza' atletas do Pan
A exposição Beleza e Poder exibe a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, fotos e material multimídia que mostram atletas por uma visão diferente como parte do roteiro cultural para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. (Leia Mais)
Segunda, 09 de Julho de 2007 às 13:35, por: CdB