Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Explosão mata dois e fere 30 no Sri Lanka

Quinta, 27 de Setembro de 2007 às 09:07, por: CdB

Duas pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas devido à explosão de uma bomba no norte do Sri Lanka, onde também morreram 11 guerrilheiros e um soldado nos confrontos das últimas horas, segundo o Ministério da Defesa.

Segundo a agência de notícias Tamilnet, a explosão ocorreu nesta quinta-feira às 10h (1h de Brasília) em um mercado da cidade de Valikaamam, no distrito de Jafna, causando a morte de dois civis e ferindo 30 pessoas, entre elas quatro policiais.

Uma fonte policial disse que a explosão foi devido a uma bomba cujo alvo era um veículo da polícia. Treze civis ficaram gravemente feridos e foram levados para o hospital de Jafna.

A explosão ocorreu horas após um enfrentamento, também em Jafna, entre as tropas governamentais e os rebeldes do grupo armado Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), no qual morreram quatro rebeldes, informou hoje o Ministério da Defesa.

Em outro distrito do norte, Vavuniya, sete guerrilheiros morreram em um combate registrado nesta quarta-feira às 16h45 (7h45 de Brasília de ontem) contra as tropas do governo, com a morte de um soldado e outro ferido, segundo o ministério.

O LTTE luta desde os anos 80 por um Estado independente no norte e no leste da ilha, onde é majoritária a etnia tâmil frente à população cingalesa que domina no resto do país.

Calcula-se que entre 60 mil e 80 mil pessoas morreram por causa da violência desde o começo do conflito.

Tags:
Edições digital e impressa