Pelo menos 72 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas depois de uma série de explosões em um depósito de armas em Moçambique nesta sexta-feira, segundo informações do governo do país.
Milhares de pessoas fugiram, pois as explosões - perto do aeroporto internacional da capital, Maputo - atiraram cartuchos e estilhaços para todos os lados. A explosão inicial causou uma série de outras explosões. Foi a segunda vez em menos de dois meses que explosivos do arsenal detonaram.
Em rede nacional, o presidente Armano Guebuza pediu calma à população e disse que os militares estão investigando o caso.
- Nossas forças estão trabalhando para avaliar a situação. Pedimos que todos os cidadãos permaneçam calmos até que a situação seja esclarecida -, disse o presidente em um pronunciamento na televisão.
Verão
Autoridades afirmaram que as altas temperaturas do verão foram culpadas pelas explosões anteriores. Vinte toneladas de equipamentos obsoletos estão guardadas, esperando para serem destruídos.
De acordo com a imprensa internacional, o depósito de armas perto do bairro de Magoanine seria o maior de Moçambique.
- É o maior arsenal no país. Tem milhares de toneladas de armas e munições -, disse Miguel Barreiro, um oficial da ONU encarregado do programa de desarmamento do país.
Explosão em arsenal mata 75 pessoas em Moçambique
Sexta, 23 de Março de 2007 às 07:25, por: CdB