A companhia de soluções de informações globais Experian, com sede em Dublin, na República da Irlanda, anunciou formalmente nesta terça-feira, a compra de 65% da Serasa, líder do mercado de informações de crédito no Brasil e quarta maior empresa do setor no mundo, por R$ 2,32 bilhões.
Em nota oficial, a Experian informou que sua participação na Serasa, que era controlada por um consórcio de bancos brasileiros, vai subir para 70% nos próximos seis meses. O consórcio manterá os 30% restantes.
O negócio vai ser financiado por recursos da própria Experian e deve ser concluído até o final deste mês. As ações da companhia abriram em alta nesta terça na Bolsa de Londres.
- A aquisição da Serasa representa uma oportunidade transformacional e única para a Experian - explicou o executivo-chefe do grupo irlandês, Don Robert. -Ela nos leva a uma posição de liderança no mercado num dos setores com crescimento mais atrativos para produtos de crédito globalmente.
Robert disse estar muito satisfeito "por continuar contando com o apoio dos maiores bancos brasileiros, tanto como acionistas quanto como clientes" da Serasa. "É uma situação fantástica ter nossos maiores clientes como sócios", disse o executivo ao jornal Financial Times.