O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deve ser de 3,59%, de acordo com a expectativa média de uma centena de analistas de mercado consultados pelo Banco Central (BC) na última sexta-feira. A pesquisa semanal, divulgada às segundas-feiras, inverte, portanto, o processo gradativo de quedas constantes na projeção de inflação, que na semana anterior indicava IPCA anual de 3,50%.
A reversão da expectativa inflacionária decorre em parte do comportamento de preços no varejo registrado no mês passado e surpreendeu, inclusive, os analistas financeiros. Enquanto eles estimavam IPCA em torno de 0,20% em maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou alta de 0,28% na faixa de consumo das famílias com renda de até 30 salários mínimos por mês.
O Boletim Focus anunciado nesta segunda-feira pelo BC mostra alta de 0,10% para 0,12% na projeção de inflação para este mês, em virtude, principalmente, da queda de preços dos alimentos, provocada pela entrada de nova safra agrícola no mercado. Os analistas acreditam, no entanto, que os preços voltarão à faixa de 0,20% no mês de julho, o que eleva também a projeção de inflação para os próximos 12 meses: de 3,40% para 3,43%.
Essa alteração no comportamento de preços no varejo, em nível nacional, acompanha tendência verificada no mercado paulista há três semanas. O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), aumentou de 3,68% para 3,73% a projeção de inflação. A projeção se refere a preços apenas na capital paulista.
A única projeção de inflação em queda se refere aos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação, água, saneamento, transporte público urbano e outros). A projeção de aumento acumulado desses preços era de 3,30% na pesquisa anterior e agora cai para 3,20%. A perspectiva para 2008 é de que esses preços aumentem para 3,80%, mais próximo, portanto, da expectativa de 4% para o IPCA do ano que vem.
Os preços no atacado, medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também mostram tendência de alta, embora em nível ligeiramente abaixo da projeção de 3,59% para o IPCA. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 3,42% para 3,50% na comparação semanal, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu de 3,44% para 3,45%.
Expectativa de inflação volta a crescer, mostra Boletim Focus
Segunda, 11 de Junho de 2007 às 16:09, por: CdB