O Exército filipino conseguiu controlar totalmente o grupo de muçulmanos que se rebelou na ilha de Jolo (sul), depois de mais de uma semana de intensos combates em terra e bombardeios aéreos, informaram hoje, terça-feira, fontes militares.
O chefe militar de Sulu, general Agustin Dema-asa, disse que os soldados estão efetuando agora uma operação de limpeza do território depois que os rebeldes, seguidores de Nur Misuari, se dividiram em grupos menores e começaram a se retirar.
Misuari é o fundador da Frente Moura de Libertação Nacional (MSLN), que assinou a paz em 1996, e está preso acusado de traição desde que protagonizou uma sublevação em novembro de 2001, também em Jolo.
- Nossas forças têm pleno controle sobre os rebeldes, que fizeram sua última tentativa de consolidar-se no complexo de Bitan-ag. - disse o militar.
Nessa zona de montanhas e selvas tropicais, o Exército das Filipinas tem por volta de 5.000 efetivos.
A fonte assinalou que mais ou menos 100 rebeldes estão fugindo neste momento e estão semdo perseguidos pelas tropas.
Exército filipino controla rebeldes muçulmanos na ilha de Jolo
Terça, 15 de Fevereiro de 2005 às 03:35, por: CdB