O exército chileno retomou, neste domingo, as operações de resgate dos 24 recrutas que continuam desaparecidos nos Andes desde a quarta-feira passada, quando foram surpreendidos por uma nevasca, e informou ter identificado os últimos sete cadáveres recuperados.
No sábado à noite, o comandante-em-chefe do exército chileno, Juan Emilio Cheyre, confirmou a localização de outros sete soldados, elevando para 21 o número de mortos.
Ainda estão desaparecidos outros 24 recrutas, todos de 19 anos, e tanto o Exército, como a Marinha, as Forças Aéreas e os Carabineiros retomaram hoje de manhã as buscas nos arredores do Vulcão Antuco e da lagoa del Laja, cerca de 580 quilômetros ao sul de Santiago.
Os soldados desaparecidos faziam parte de um batalhão de 485 recrutas que regressavam de um exercício na cordilheira, quando foram surpreendidos por uma tempestade de neve que impediu a sua chegada ao regimento número 17 da cidade de Los Angeles, situado a cerca de 100 quilômetros do lugar da tragédia.
Cheyre disse hoje, em entrevista coletiva, que os últimos sete recrutas encontrados foram identificados e reafirmou que os trabalhos de resgate serão mantidos até que sejam recuperados os corpos de todos os desaparecidos.
No sábado, o presidente Ricardo Lagos chegou até a região em companhia de sua esposa, de um de seus filhos e do ministro da Defesa, Jaime Ravinet, e se despediu dos primeiros 14 soldados "como heróis da paz".
"A tragédia de Antuco", como o caso já é chamado pelos familiares das vítimas, não tem similar na história militar chilena e gerou duras críticas ao alto comando do Exército.
Diante da magnitude da tragédia, Cheyre destituiu do comando o comandante do Regimento Número 17 de Los Angeles, Roberto Mercado, o tenente-coronel Luis Pineda e o major Patricio Cereceda, comandante do batalhão envolvido na tragédia.
O chefe do Exército chileno decidiu destituir os oficiais dos seus cargos pelo que considerou uma "falta de critério e falta de capacidade profissional para evitar o que deveria ter sido evitado".
Exército chileno reinicia operação de resgate de soldados nos Andes
Domingo, 22 de Maio de 2005 às 10:25, por: CdB