Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Exército brasileiro prende líder de gangue mais procurado do Haiti

Quinta, 15 de Março de 2007 às 08:37, por: CdB

A polícia do Haiti anunciou, nesta quinta-feira, ter prendido Evens Jeune, o líder de gangue mais procurado do país, que havia deixado a maior favela de Porto Príncipe em meio a uma operação das tropas da ONU lideradas pelo Brasil. Também conhecido como Ti Kouto, ele foi capturado na terça-feira à noite na cidade de Les Cayes, no sul, e levado para a capital, Porto Príncipe.

Ele havia conseguido fugir da favela de Cité Soleil, na capital haitiana, quando centenas de soldados da Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah) invadiram o local, considerado um dos mais violentos do país. Evens é acusado de uma onda de assassinatos e seqüestros após a revolta que resultou na queda do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, em 2004.

Segundo um porta-voz da polícia de Les Cayes, as autoridades da região tinham informações de que Evens estava escondido na área e mandaram um grupo para capturá-lo.

- Nós tínhamos informações da inteligência. Mandamos uma equipe para o local e o prendemos facilmente - disse o inspetor Gilet Aléxis Camille à agência de notícias Caribbean Media Corporation.

Há informações de que residentes de Les Cayes teriam alertado a polícia depois de terem visto um homem parecido com Evens. A missão liderada pelo Brasil vem realizando uma grande operação de combate às gangues de Porto Príncipe. Em fevereiro, os soldados da ONU conseguiram tomar o controle dos principais pontos da favela de Cité Soleil que antes eram controlados por gangues. Também nesta semana, a Minustah anunciou a prisão de 15 supostos membros de grupos armados que atuam na favela.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, em 15 de fevereiro, a renovação do mandato da força de estabilização no país. Com isso, 1,2 mil soldados brasileiros deverão permanecer por mais oito meses no Haiti.

Tags:
Edições digital e impressa