Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Exército alemão é acusado de instrução 'racista'

Um vídeo exibido pela TV alemã mostrou um recruta do Exército recebendo instruções para que atirasse como se estivesse enfrentando americanos negros do bairro do Bronx, em Nova York. "Você está no Bronx, uma van preta para e três americanos negros saem do carro e começam a insultar a sua mãe...aja!", diz o instrutor no vídeo de 90 segundos, cuja imagem aparece granulada. (Leia Mais)

Domingo, 15 de Abril de 2007 às 11:54, por: CdB
Um vídeo exibido pela TV alemã mostrou um recruta do Exército recebendo instruções para que atirasse como se estivesse enfrentando americanos negros do bairro do Bronx, em Nova York.

- Você está no Bronx, uma van preta para e três americanos negros saem do carro e começam a insultar a sua mãe...aja! -  diz o instrutor no vídeo de 90 segundos, cuja imagem aparece granulada.

O soldado também recebe instruções para que xingue enquanto atira. O recruta então atira várias vezes e grita palavrões em inglês, enquanto o instrutor o encoraja a xingar ainda mais alto.

O ativista de direitos civis americano Al Sharpton disse que é "vergonhoso" usar negros como "alvos".

As autoridades de Nova York disseram ter ficado entristecidas e frustradas com o fato de que o bairro de Bronx seja visto de forma tão negativa.

- Com certeza, esses soldados não sabem nada sobre os americanos negros ou o bairro de Bronx - disse o chefe administrativo do bairro Adolfo Carrion Júnior, que recentemente retornou de uma viagem à Alemanha, onde foi promover o turismo ao distrito.

Ele pediu que o Exército alemão peça desculpas pelo incidente.

Caveiras

O vídeo foi filmado em uma floresta em julho do ano passado, perto da cidade de Rendsburg, no norte da Alemanha.

O Exército alemão disse que sabia da existência do vídeo desde janeiro e que está investigando o assunto.

Esse é o mais recente escândalo envolvendo o Exército da Alemanha.

Um grupo de 18 instrutores está em julgamento acusado de humilhar recrutas durante um treinamento em 2004.

No ano passado, jornais alemães publicaram imagens de soldados alemães no Afeganistão posando ao lado de caveiras.

Tags:
Edições digital e impressa