Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2026

Exercício durante gravidez combate a depressão

Praticar exercícios de maneira moderada e regular durante o período de gravidez e logo depois do nascimento reduz o risco de depressão em mulheres. Assim revelou um estudo de cientistas da Universidade Estatal da Pensilvânia, Estados Unidos, publicado na revista Annals of Behavioral Medicine. (leia mais)

Terça, 09 de Setembro de 2008 às 13:39, por: CdB

Praticar exercícios de maneira moderada e regular durante o período de gravidez e logo depois do nascimento reduz o risco de depressão em mulheres.

Assim revelou um estudo de cientistas da Universidade Estatal da Pensilvânia, Estados Unidos, publicado na revista Annals of Behavioral Medicine.

Os especialistas norte-americanos disseram que as grávidas com maiores sintomas de depressão muitas vezes fazem poucas atividades físicas, diferente daquelas que realizaram exercício de maneira moderada e regular, ainda antes de parir.

Uma pesquisa mostrou que as futuras mães com sintomas de depressão nas primeiras etapas de gestação, sofrem com o abatimento mais adiante e depois do parto.

Os autores disseram que 11% das mulheres se deprimem durante a gravidez, e este transtorno pode estender-se e agravar-se logo depois do nascimento.

Neste caso, até 16% das mães no pós-parto lidam com transtornos emocionais.

- Quando alguma grávida está deprimida e não está satisfeita com seu corpo, especialmente considerando as mudanças físicas que ocorrem no período de gestação, se pode chegar a uma depressão posterior – disse Danielle Symons Downs, autora principal do estudo.

O estudo

Os especialistas avaliaram 230 mulheres durante os nove meses de gravidez, e num período posterior ao parto.

Fez um questionário com elas para medir o grau de satisfação com seu corpo e o tempo que dedicavam para fazer exercícios durante a semana. Além disso, as classificou de acordo com os sintomas da depressão sofrida.

- As mulheres que sofriam mais sintomas de depressão no primeiro trimestre de gestação, disse RAM realizar pouca atividade física antes da gravidez – afirmou Downs.

- As futuras mães que se exercitavam antes da gravidez e continuaram o fazendo, mostraram mais satisfação com seu corpo e menos sintomas de depressão no segundo e terceiro trimestre – adiantou a especialista.

Para ela, isto indica que o exercício é uma maneira de proteger a mulher da depressão neste período.

Tradução: Diego Ferreira

Tags:
Edições digital e impressa