Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2025

Ex-vice de Sadam Hussein é condenado à forca

Segunda, 12 de Fevereiro de 2007 às 17:29, por: CdB

A Suprema Corte do Iraque condenou nesta segunda-feira Taha Yassin Ramadan, ex-vice-presidente de Saddam Hussein, à execução por enforcamento. Ramadan foi julgado junto com o ex-líder iraquiano devido à morte de 148 xiitas no vilarejo de Dujail durante a década de 1980.

A sentença inicial havia determinado a prisão perpétua, mas um tribunal de apelações recomendou a pena de morte.

A pena de morte foi confirmada nesta segunda-feira, apesar de um apelo de Louise Arbour, alta comissária de Direitos Humanos da ONU, que afirmou que a execução violaria a lei internacional.

Durante o anúncio do novo veredicto, Ramadan continuou afirmando que era inocente.

- Deus sabe que não fiz nada errado -, teria dito o ex-vice de Saddam, pouco antes de o juiz pronunciar a sentença, segundo a imprensa internacional.

A insistência não alterou o veredicto do ex-vice-presidente.

- O condenado Taha Yassin Ramadan será sentenciado ao enforcamento até a morte por cometer crimes de matança deliberada -, anunciou o juiz Ali al-Kahachi.

- Eu juro por Deus que sou inocente, Alá me apóia e irá se vingar de todos que me trataram injustamente -, disse Ramadan ao reagir à sentença.

De acordo com o juiz, a sentença será automaticamente revisada por um painel de recursos.
Saddam Hussein e outras duas figuras importantes em seu regime já foram executados. O ex-presidente iraquiano foi enforcado no dia 30 de dezembro de 2006. Imagens de vídeo com imagens da execução vazaram para a imprensa e causaram uma polêmica internacional.

Dois importantes nomes do governo de Saddam Hussein, Barzan Ibrahim al-Tikriti e Awad Hamed al-Bandar, foram enforcados no mês passado.

Barzan foi decapitado pelo nó da corda usada em seu enforcamento, o que provocou mais polêmica junto à comunidade sunita. Outros três homens que estavam sendo julgados juntos com os ex-dirigentes iraquianos foram condenados a 15 anos de prisão.

Tags:
Edições digital e impressa