Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Ex-presidente mexicano organiza cruzada anti-Chávez

Quarta, 20 de Junho de 2007 às 16:39, por: CdB

Uma cruzada anti-Chávez, comandada pelo ex-presidente mexicano Vicente Fox, está sendo organizada no México, onde se reuniram com Fox o ex-chefe do governo espanhol, José María Aznar, e Marcel Granier, dono da RCTV, canal de televisão opositor ao presidente venezuelano que teve a concessão cancelada.

Vicente Fox, que entregou o poder no último dia 1º de dezembro a Felipe Calderón, decidiu, ao contrário de seus predecessores na presidência, manter uma atuação política direta, principalmente no âmbito internacional.
 
O ex-presidente deseja presidir a Internacional Democracia Cristã e não esconde que um de seus objetivos é a luta contra o populismo na América Latina -e que seu primeiro alvo é Hugo Chávez. Durante a administração Fox (2000-2006), as relações entre Venezuela e México chegaram ao nível mais baixo da história.
 
Durante a Cúpula das Américas, em Mar del Plata, Fox, que ainda era presidente, bateu de frente com Chávez, que o provocou em várias de suas intervenções, chamando-o de "cachorro" a serviço dos Estados Unidos.
 
Para apoiar sua nova atividade política, Fox está instalando em seu rancho de Guanajuato uma estrutura acadêmica permanente de análise política. O Centro Fox já recebeu contribuições de grandes industriais mexicanos. Em maio, Fox não hesitou em fazer duras críticas a Chávez em relação ao caso da RCTV a jornalistas que visitavam as instalações do centro.
 
A encarregada de negócios da Venezuela no México, Eloisa Lagonell, acusou imediatamente o Centro Fox de "servir como plataforma para as ações contra-revolucionárias".
 
Já, Aznar, que também está em campanha contra o "populismo" de Chávez, foi ao México para dar seu apoio ao presidente Felipe Calderón, às iniciativas de seu Partido de Ação Nacional (PAN), e a Fox.
 
 

Tags:
Edições digital e impressa