O ex-ministro de Infra-estrutura e ex-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva, defende a participação de capital privado na gestão dos aeroportos, hoje totalmente controlados pela Infraero, como alternativa para resolver os problemas do setor aéreo brasileiro.
- O sistema deve ser atacado do ponto de vista da infra-estrutura, da proliferação de aeroportos. O poder público não vai poder enfrentar esse desafio, tem que abrir para o setor privado, quem sabe por meio de Parcerias Público Privadas [PPPs] ou de concessões -, disse, acrescentando que no exterior a privatização dos aeroportos é uma prática comum.
Ele participou nesta terça-feira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado Federal. Outra saída apontada por ele é a descentralização dos aeroportos
- Existe uma tendência de congestionamento nos grandes aeroportos. Por isso é preciso investir em aeroportos periféricos. Há uma tendência clara também para a utilização de aviões menores -, disse.
A excessiva regulamentação do setor pelo governo também foi classificada pelo ex-ministro como um entrave para o interesse dos investidores privados. Segundo ele, há regras que precisam ser revistas e atualizadas.
- Há regulamentações governamentais que hoje não tem sentido algum -, afirmou.
Silva disse, ainda, que essas alternativas devem ser acompanhadas de investimentos em infra-estrutura e em novas tecnologias para que o sistema aéreo acompanhe o crescimento do setor.
- No Brasil crescemos a dois dígitos no ano [em número de passageiros]. Isso vai nos trazer um problema de impacto na infra-estrutura -, disse.
Ex-ministro defende descentralização de aeroportos
Terça, 12 de Junho de 2007 às 15:04, por: CdB