Rio de Janeiro, 01 de Abril de 2026

Ex-ditador do Paraguai está em estado grave

Segunda, 14 de Agosto de 2006 às 09:37, por: CdB

O ex-ditador do Paraguai Alfredo Stroessner, de 93 anos, continua internado em "estado grave" na unidade de terapia intensiva do hospital Santa Luzia, em Brasília, disse nesta segunda-feira um funcionário do local. Devido a um pedido dos familiares que acompanham o ex-presidente em Brasília, onde Stroessner vive em exílio desde que foi derrubado em 1989 após 34 anos de governo, o hospital não dá informações sobre o estado de saúde do ex-militar.

Na noite de domingo, um médico do hospital disse que Stroessner está há vários dias na UTI pois seu estado de saúde se complicou após uma operação. Uma pessoa próxima à família disse em Assunção que a internação aconteceu para uma operação de hérnia, mas que Stroessner precisou continuar no hospital por complicações pulmonares. Nascido na cidade paraguaia de Encarnación e filho de um imigrante alemão e uma camponesa, Stroessner deu refúgio no Paraguai a hierarcas nazistas após a Segunda Guerra Mundial e a outros ditadores como Anastasio Somoza, da Nicarágua.

Durante seu governo, as violações dos direitos humanos e uma forte corrupção foram práticas constantes. Também se realizaram importante obras de infra-estrutura, como a gigantesca represa de Itaipu, dividida entre Brasil e Paraguai. Desde que abandonou Assunção depois de ser derrubado por seu consogro, o falecido general Andrés Rodríguez, Stroessner mora em um luxuoso bairro da capital brasileira, no Lago Sul.

Sua vida ali sempre foi discreta, e ele manteve-se longe de qualquer contato com a imprensa e até com vizinhos.

Tags:
Edições digital e impressa