Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2026

Evo Morales se reunirá com Governo chileno para discutir saída boliviana para o mar

Quinta, 28 de Julho de 2011 às 11:18, por: CdB

Ospresidentes de Bolívia e Chile, Evo Morales e Sebastián Piñera,respectivamente, se reúnem hoje (28) para mais uma vez discutir sobre a saídaboliviana para o mar. O anúncio do retorno do diálogo entre os dois países foidado ontem (27) por Evo Morales durante uma coletiva de imprensa na sede daOrganização das Nações Unidas (ONU).

Naocasião, Morales afirmou que pediu ao Governo chileno a retomada do diálogopara debater sobre o pedido de saída para o Oceano Pacífico. A previsão é queos dois mandatários se encontrem hoje em Lima, no Peru, para a cerimônia deposse do presidente eleito Ollanta Humala.

"Desdesemana passada, através da Chancelaria, pedi para dialogar com o presidente doChile para retomar a confiança de Governo a Governo e de Presidente aPresidente em busca de superar os problemas pendentes que arrastam nossospaíses”, afirmou Morales.

Parao mandatário boliviano, a questão marítima não diz respeito apenas aos governosou às populações bolivianas e chilenas, mas sim de toda a regiãolatino-americana.

"Sairpara o mar com soberania ao Pacífico não é um problema somente de Bolívia eChile, mas sim da América Latina”, considerou, destacando que o assunto também temrelações com a integração da América do Sul. De acordo com o mandatárioboliviano, as negociações entre os países devem prezar pela complementação dospovos, não pela concorrência.

Naopinião de Morales, o problema marítimo boliviano é consequência de açõesincentivadas por investidores ingleses e pelas oligarquias apoiadas por empresaschilenas em 1879. "Este problema do mar não foi de enfrentamento do povochileno com o povo boliviano; é um problema trazido pelas oligarquias daquelestempos, apoiadas pelas transnacionais. Se falamos desta invasão injusta do ano1879, havia investimentos ingleses, oligarquias chilenas”, destacou.

Moraleslembrou o ano de 1879 justamente porque foi quando Bolívia perdeu 400 quilômetrosde litoral para o Chile, durante um conflito no início da Guerra do Pacífico.Desde então, a nação boliviana tenta, sem sucesso, recuperar a saída para o oceano.

Discussõessobre o assunto já resultaram na suspensão das relações diplomáticas entre osdois países em 1978. No ano seguinte, a assembleia geral da Organização dosEstados Americanos (OEA) pediu aos Governos de Bolívia e Chile que encontrassemuma solução para o impasse.

Oprocesso de diálogo atual começou em 2006, quando Morales iniciou uma conversacom a então presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Os dois acordaram emelaborar uma Agenda de 13 pontos, dentre os quais se destaca a saída bolivianapara o mar, a qual ainda segue sem definição concreta.

Tags:
Edições digital e impressa