Os Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro, versão da competição esportiva das américas para atletas portadores de deficiência física, começam no dia 12 e o evento "Somos Todos Brasileiros", no Maracanãzinho, nesta terça-feira, marca a semana em que se iniciam os jogos.
O objetivo deste evento, organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e pela UniCirco, Universidade Livre do Circo, dirigida pelo ator Marcos Frota, é afirmar a cidadania das pessoas portadoras de deficiência. O espetáculo começa às 19 horas.
De acordo com o superintendente de Políticas para Pessoa Portadora de Deficiência, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Luiz Cláudio Pontes, a desmitificação da pessoa com deficiência é outro objetivo do espetáculo.
— A parceria com todas as esferas governamentais é fundamental para que a gente consiga otimizar a vida dos portadores de deficiência. O espetáculo, na semana que começa o Parapan, pretende mostrar que, com força de vontade, é possível vencer. Os portadores de deficiência apenas querem extinguir o preconceito e fazer valer seus direitos legais — ressaltou Luiz Cláudio.
O espetáculo será realizado por artistas com deficiência, entre eles a Cia. do Coreógrafo Ivaldo Bertazzo, o corpo de Balé dos Cegos de Fernanda Bianchini, que dividirão o palco com o elenco da UniCirco, o Coral de Surdos e o grupo de Para-atletas Radicais. Haverá participações especiais do maestro João Carlos Martins e sua Orquestra Bachiana Jovem, do músico Hebert Vianna e da Orquestra Filarmônica de São Paulo.
Os Jogos Parapan-americanos 2007 acontecerão entre os dias 12 e 19 de agosto nas mesmas instalações dos Jogos Pan-americanos, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. No Brasil são 25 milhões de portadores de deficiência, e participam desta edição dos Jogos, 1.300 atletas de 26 países, todos participantes da ODEPA – Organização Desportiva Pan-americana.