Os bancos da zona do euro apertaram mais uma vez no final do ano passado os critérios utilizados para a concessão de crédito e esperam continuar elevando estes padrões ao longo de 2009, ainda que em ritmo mais lento, afirmou o Banco Central Europeu (BCE), nesta sexta-feira. Em sua pesquisa mais recente, o BCE disse que a perspectiva econômica mais fraca foi a principal razão por trás do aumento dos critérios de concessão de crédito, tanto para as pessoas físicas, quanto para as empresas no quarto trimestre de 2008.
A pressão sobre a área de crédito também influencia no patamar das taxas de juros, um instrumento utilizado para o controle da inflação. Se o BCE, no entanto, cortar sua taxa básica de juro para zero, ainda assim a instituição terá outros caminhos para estimular a economia, afirmou o presidente da autoridade monetária europeia, Jean-Claude Trichet, em entrevista à televisão holandesa.
– Alguém pode questionar isso quando você está neste nível (juro a zero), mas você tem outros instrumentos que pode utilizar – afirmou Trichet em entrevista à estação RTL Z, transmitida no site da empresa na internet.
Mas Trichet reafirmou que juro a zero por cento não é uma opção neste momento, depois que o BCE decidiu na véspera manter a taxa básica de juro da zona do euro em 2%.