A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) vai investigar as agências de classificação de risco, como a Standard & Poor´s (S&P) e a Moody´s, por sua lenta resposta à crise das hipotecas de alto risco dos Estados Unidos, informou na quinta-feira o jornal econômico britânico Financial Times.
Segundo fontes oficiais de Bruxelas citadas pelo jornal, as agências falharam ao não alertar para os riscos de investir nos títulos apoiados em hipotecas subprime, causa principal da volatilidade dos mercados nas últimas semanas.
Os bancos norte-americanos foram os primeiros a avisar sobre uma possível crise nas hipotecas, no ano passado. No entanto, as agências, especializadas na análise de valores e empresas e sua capacidade para cumprir suas obrigações financeiras, demoraram para rever intensivamente suas qualificações dos títulos.
O jornal britânico acrescenta que o comissário europeu de Mercado Interno, Charlie McGrevy, tinha mostrado a executivos de S&P sua preocupação com o mercado das hipotecas subprime" e a aparente lenta reação de algumas agências. Ele convidou reguladores das bolsas de valores a um debate sobre o assunto, em setembro.
A Comissão ainda não decidiu tomar nenhuma atitude concreta. Antes, deverá esperar os resultados de uma revisão do código de conduta da Organização Internacional de Comissões de Valores (Iosco), esperada para abril de 2008.
Europa vai investigar agências de classificação após crise hipotecária
A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) vai investigar as agências de classificação de risco, como a Standard & Poor´s (S&P) e a Moody´s, por sua lenta resposta à crise das hipotecas de alto risco dos Estados Unidos, informou na quinta-feira o jornal econômico britânico Financial Times.(Leia Mais)
Quinta, 16 de Agosto de 2007 às 09:20, por: CdB