Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

EUA lançam operação contra insurgentes em Ramadi

Domingo, 20 de Fevereiro de 2005 às 10:24, por: CdB

Tropas dos Estados Unidos e iraquianas lançaram uma operação de grande escala ao redor da cidade rebelde de Ramadi neste domingo, como parte de um esforço nacional para restaurar a ordem após a eleição de janeiro.

Tropas da 1ª força expedicionária dos Marines (fuzileiros navais), com apoio de soldados iraquianos, estabeleceram um anel de postos de controle ao redor da cidade, a 110 quilômetros a oeste de Bagdá, e impuseram um toque de recolher das 20h às 6h, em operação chamada River Blitz.

O operação acontece menos de três meses depois da grande ofensiva dos Marines contra a antiga sede rebelde de Falluja, a leste de Ramadi. Os soldados dos EUA retomaram a cidade após três semanas de lutas intensas.

Não ficou claro se a operação de domingo é o prelúdio de uma ofensiva maior contra Ramadi, que está nas mãos de guerrilheiros há um ano.

A operação também acontece no momento em que o Iraque passa pelo processo de tentar formar um governo depois da eleição de 30 de janeiro, que deu o poder à maioria xiita do país - 60 por cento da população - pela primeira vez após décadas de domínio muçulmano sunita.

A operação acontece após uma série de ataques suicidas e outros tipos de ataques contra muçulmanos xiitas no Ashura, o dia mais importante do calendário religioso xiita, em que pelo menos 50 xiitas foram mortos.

Os ataques foram atribuídos a militantes sunitas determinados a fomentar a divisão entre seitas e levar o Iraque a uma guerra civil.

Ramadi - cidade de centenas de milhares de habitantes - Falluja e toda a província de Anbar, no oeste do Iraque, que faz fronteira com a Jordânia e a Síria, são um centro da insurgência nos últimos 18 meses.

Os eleitores em Anbar, como na maioria das áreas árabes sunitas do Iraque, rejeitaram a eleição. Somente dois por cento dos eleitores votaram, contra 58 por cento no país.

Imagens de Ramadi no sábado mostraram guerrilheiros mascarados andando nas ruas com lançadores de granadas de fuzis AK-47 nos ombros.

A cidade é um dos lugares com maior número de baixas de soldados dos EUA desde o início da guerra, em março de 2003. Setenta e um soldados morreram na cidade. Em toda a província de Anbar, quase 400 soldados dos EUA foram mortos.

Tags:
Edições digital e impressa