Investigadores interrogaram Faisal Shahzad, suspeito de ter deixado explosivos na Times Square, esperando esclarecer eventuais ligações dele com grupos militantes no exterior, e a mídia dos EUA disse que ele pode comparecer na quarta-feira a um tribunal.
Ray Kelly, comissário da polícia de Nova York, disse que Shahzad admitiu que tentou detonar a bomba e que foi treinado num reduto do Taliban e Al Qaeda no Paquistão.
"Ele está nos dando informações significativas", disse Kelly a uma TV local. "Queremos aprender o máximo que pudermos com ele, queremos aprender sobre o treinamento, quem deu o treinamento, onde aconteceu."
O presidente Barack Obama disse que a investigação vai buscar determinar se Shahzad tinha alguma ligação com grupos extremistas estrangeiros. O Taliban paquistanês reivindicou no domingo a autoria pelo atentado frustrado, que seria uma vingança pela morte de dois dirigentes da Al Qaeda no Iraque e pelo envolvimento dos EUA em vários países islâmicos.
Algumas autoridades dos EUA duvidaram da declaração, mas Mehmood Qureshi, chanceler paquistanês, disse que se tratou de "uma retaliação". "Não sejamos ingênuos. Eles não vão ficar sentados elogiando que você os elimine. Eles vão lutar de volta. E temos de estar prontos para essa luta."