O Governo americano reiterou, no último domingo, que o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurea (Abu Alá), deve controlar todas as forças de segurança, das quais uma parte se encontra sob a autoridade do presidente palestino, Yasser Arafat.
- O primeiro-ministro deve ter controle de todas as forças de segurança e insistir em que os terroristas e as organizações militares que não estiverem sob o controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP) sejam desarmadas e desmanteladas - disse Amanda Batt, porta-voz adjunta do Departamento de Estado.
Qurea afirmou em Ramala que já elaborou a lista de titulares para seu novo Governo e pedirá o voto de confiança ao Parlamento na próxima quarta-feira.
Segundo este plano, os Serviços de Informação, a Guarda Presidencial, a Espionagem Militar e a Polícia Naval estarão sob o comando do Conselho de Segurança Nacional, presidido por Arafat.
Qurea quis consolidar os vários corpos de segurança sob a autoridade do ministro do Interior, como pediram os Estados Unidos, mas Arafat insistiu em manter o controle sobre uma parte deles.
- O que é mais importante é que os palestinos atuem rapidamente para terminar com o terror e a violência e construir instituições palestinas fortes em preparação para seu estado independente - defendeu Batt.
EUA insistem para premier palestino controlar segurança
Segunda, 10 de Novembro de 2003 às 01:00, por: CdB