Os Estados Unidos estão enviando tanques para vários locais do Iraque, entre os quais Falluja, onde nesta quinta-feira aconteceram confrontos esporádicos depois da promessa do presidente norte-americano, George W. Bush, de fazer o que fosse necessário para retomar a cidade. Horas mais tarde, entretanto, foi anunciado um princípio acordo para a retirada dos americanos deste bastião sunita.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu calma a Bush, afirmando que um derramamento de sangue poderia jogar os moradores do país contra as forças de ocupação no momento em que a entidade mundial trabalha com os EUA para reempossar um governo iraquiano, até 30 de junho.
"Quanto mais a ocupação for vista adotando medidas que prejudiquem os civis, maior a resistência", afirmou Annan em uma entrevista coletiva.
Por enquanto, não se reiniciaram os disparos e ataques aéreos que atingiram nesta semana Falluja, cercada por fuzileiros navais norte-americanos desde o começo de abril.O chefe da polícia local, Sabar Al Janabi, disse à Reuters ter participado da nova rodada de negociações envolvendo ex-oficiais das Forças Armadas iraquianas e outros cidadãos na esperança de se chegar a um acordo com os EUA.
Os norte-americanos desejam participar, na cidade, de patrulhas junto com a polícia iraquiana.
Um repórter do jornal Los Angeles Times, segundo o canal de TV CNN, disse que quatro ex-generais iraquianos haviam concordado em tentar controlar Falluja. Mas o acordo é provisório e não está claro se os ex-militares conseguirão convencer os membros da resistência a entregar suas armas.
Milhares de pessoas já fugiram da cidade de 300 mil habitantes, onde, de acordo com médicos, 600 pessoas morreram na primeira ofensiva dos EUA, três semanas atrás, em resposta ao assassinato de quatro ex-militares norte-americanos.
Um jornalista da Reuters viu os marines abrindo fogo contra um microônibus em um posto de controle na periferia da cidade, incendiando o veículo. Até quatro civis morreram no ataque, disse um policial.
Comandantes da região de Falluja pediram mais poder de fogo. O Pentágono (sede das Forças Armadas dos EUA), revertendo sua política, disse que estava enviando mais algumas dezenas de tanques e veículos blindados para o país árabe.
Em Najaf (sul), as forças norte-americanas parecem apertar o cerco em torno da milícia Exército Mehdi, do clérigo xiita Moqtada Al Sadr, que se abrigou na cidade sagrada após lançar um breve levante contra as tropas de ocupação.