Autoridades americanas confirmaram nesta sexta-feira que foi encontrado o corpo da quinta vítima da queda de uma ponte sobre a rodovia W35 em Minneapolis (centro-norte).
Segundo autoridades, é muito perigoso para os mergulhadores trabalhar no escuro em meio aos escombros.
O acidente, que ocorreu há dois dias, lançou dezenas de carros no rio Mississippi. Ainda há ao menos oito desaparecidos e um número desconhecido de veículos sob os escombros da ponte. Cerca de 50 veículos foram lançados na água quando a ponte I-35W, de 200 metros, cedeu no final da tarde de quarta-feira, no horário de maior movimento, quando centenas de veículos estavam passando pelo local.
De acordo com o chefe da polícia de Minneapolis, Tim Dolan, muitas pessoas ficaram presas dentro dos veículos no rio e o trabalho de recuperação dos corpos ainda pode demorar dias.
Segundo informações dos hospitais locais, 79 vítimas do acidente foram atendidas.
Os quatro mortos encontrados na quarta-feira tiveram sua identidade divulgada nesta sexta-feira. Segundo a rede de TV norte-americana CNN, eles são: Sherry Lou Engebretsen, 60; Julia Blackhawk, 32; Patrick Holmes, 36; e Artemio Trinidad-Mena, 29.
Bush
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu que o governo federal vai agir para ajudar Minnesota a se recuperar e a reconstruir a ponte o mais rápido possível.
Bush deverá visitar o local do acidente neste sábado. Nesta sexta-feira, a primeira-dama, Laura Bush, foi à Minneapolis para se encontrar com vítimas do desastre.
O desmoronamento da ponte provocou preocupação nos Estados Unidos sobre as condições das pontes do país.
A secretária de Transportes, Mary Petters, disse que todos os Estados devem inspecionar as mais de 700 pontes similares à de Minneapolis que existem no país.
Ainda não se sabe ao certo o que causou o desmoronamento da ponte, que tinha 40 anos e estava sendo reformada.
Segundo o governador do Estado de Minnesota, Tim Pawlenty, a ponte havia passado por uma inspeção em 2006 e nenhum dano estrutural significativo havia sido encontrado.
No entanto, em 2005 essa ponte foi uma das milhares de pontes nos Estados Unidos a ser classificada como "estruturalmente deficiente" por um órgão federal responsável pelo setor.
Investigação
Os responsáveis pelas investigações sobre o acidente deverão rever o vídeo que mostra o momento em que a ponte desabou e também recolher pedaços da estrutura para tentar determinar o motivo do desmoronamento e como ele ocorreu.
Testemunhas dizem que o trânsito era lento na ponte no momento do acidente porque apenas uma das oito faixas da I-35W estava aberta em cada sentido por causa dos trabalhos de reforma.
Cerca de 60 crianças que estavam em um ônibus escolar foram salvas com ferimentos de pouca gravidade. O ônibus ficou em uma parte da ponte que havia desabado, mas não chegou a cair no Mississippi.