Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

EUA e Coréia do Norte negociam programa nuclear

Domingo, 01 de Fevereiro de 2004 às 09:20, por: CdB

O secretário de Estado adjunto americano, James Kelly, em visita à Coréia do Sul, mostrou seu otimismo em relação a uma nova rodada de negociações multilaterais com a Coréia do Norte para resolver a crise ligada ao programa nuclear do país comunista.

Ao chegar ao aeroporto internacional de Incheon-Seul, Kelly disse que a segunda reunião entre as duas Coréias, EUA, Rússia, China e Japão pode acontecer ainda este mês.

A segunda rodada negociadora entre os seis países envolvidos na solução para o programa nuclear norte-coreano está pendente desde o encontro de final de agosto na capital chinesa, na qual houve alguns resultados positivos.

Durante sua estada em Seul, que se prolongará até a próxima terça-feira, Kelly se reunirá com o novo chanceler, Ban Ki Moon, e o ministro da Reunificação, Jeong Se Hyun, com quem discutirá detalhes e possibilidades para relançar o processo negociador com o Norte.

A crise nuclear desta península foi deflagrada quando o Governo de Pyongyang reconheceu, em outubro de 2002, a existência de um programa nuclear de possíveis aplicações militares.

Tags:
Edições digital e impressa